O evento que ocorreu entre os dias 11, 12 e 13 de setembro de 2024, em Belém (PA), contou com a participação do Grupo Ambiente Educação – GAE com apresentações de alguns membros da equipe.
O PNUM é o encontro internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana que atua desde 2010, abrange 15 países e campos disciplinares como Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano, Engenharia, Geografia e História, e é parte de uma rede mais ampla denominada ISUF – International Seminar on Urban Form. O ISUF existe desde 1994 e realiza, desde 1996, seminários anuais itinerantes. Em 2012, foram iniciados os seminários do PNUM em Portugal, e a partir de 2014 eles passaram a acontecer também no Brasil, em anos alternados, para promover o estudo da forma urbana em âmbito lusófono, com expectativa de realização de conferências futuras em países da África (Cabo Verde, Moçambique e Angola). Nesta edição espera-se situar as análises morfológicas em contextos periféricos, que estiveram sujeitos a alguma forma de colonização, e/ou onde ocorrem elevada informalidade e conflitos socioambientais, apresentando-as como alternativa para identificação, classificação, análise e representação de espaços construídos quando não há série de dados ou documentação disponível. – Texto retirado do site oficial do evento:
https://www.pnum2024.com/
APRESENTAÇÕES:
- O brincar no espaço público. Apropriações no parque linear do mirandinha, Boa Vista/RR. – Nikson Dias de Oliveira; Giselle Arteiro Nielsen Azevedo.
- O habitar das infâncias na cidade. Cartografias e leitura da paisagem aplicada nos caminhos casa-escola na 7ª CRE, Rio de Janeiro. – Mariana Coviello Rei Rebelo Pereira; Giselle Arteiro Nielsen Azevedo.
- Entre trilhos e espaços complexos. Uma leitura multiescalar da arquitetura da paisagem de Madureira. – Narjara Xavier dos Santos; Daniel Athias de Almeida; Gabriella Stephany Pinto Oliveira; Vitor Maciel de Britto Cunha.
- Vivências Infantis e o Entendimento da Paisagem. Experiências em uma escola pública no Rio de Janeiro. – Viviane Costa de Faria; Sofia Vezzaro Taiarol; Giselle Arteiro Nielsen Azevedo; Vera Regina Tângari.
- Infância Autista e o Direito à Cidade. Uma Abordagem Inclusiva ao Urbanismo. – Nikson Dias de Oliveira.
- O impacto da Avenida Brasil pelo olhar de estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro. A potencialidade de um mapeamento afetivo do percurso casa-escola. – Karine de Amorim de Lima; Giselle Arteiro Nielsen Azevedo.
MÍDIAS DO EVENTO: